Tuesday, May 05, 2009

Comunicado

Belenenses acaba de emitir um comunicado em que tece duras críticas a Manuel Tulipa. "A afinidade familiar de Carlos Xistra com o ex-árbitro Jorge Coroado (vice-presidente da AG do Belenenses e candidato por uma das listas no acto eleitoral) foi, de forma censurável, aproveitada pelo Trofense e pelo seu treinador, com declarações à Comunicação Social que violaram os regulamentos da Liga, coagindo psicologicamente o árbitro Carlos Xistra", refere o documento, em que os dirigentes azuis apresentam queixas."Erros graves de arbitragem prejudicaram claramente o Belenenses, como, de resto, a Comunicação Social fez eco, com reflexos no resultado final. Referimo-nos a duas grandes penalidades não assinaladas, uma delas (sobre Saulo) acentuando a reprovável dualidade de critério da arbitragem, para já não falar em vários foras de jogo indevidamente assinalados", acusa a SAD. O clube do Restelo considera ainda que desde o caso da Taça da Liga tornou-se "um clube a abater".Comunicado em versão integral:"

1) "Os Belenenses SAD" lamenta e repudia vivamente todos os factos ocorridos antes, durante e após o jogo realizado ontem na Trofa, para a Liga Sagres. De facto, esta SAD sente-se gravemente lesada com factos que, juntando-se a muitos outros, têm contribuído para a permanente penalização classificativa da equipa de futebol do Belenenses.

2) De acordo com os seus princípios e valores, nunca os responsáveis pela SAD desrespeitaram quaisquer regulamentos das provas em que o clube participa. Ao invés, assiste a violações que lhe causaram enormes prejuízos durante a época - vidé o caso da Taça da Liga. A partir desse momento, o Belenenses é tido como um clube a abater.

3) Em relação ao jogo na Trofa, a SAD repudia, em primeiro lugar, o critério de nomeação da equipa de arbitragem, que em nossa opinião não terá sido inocente. A afinidade familiar de Carlos Xistra com o ex-árbitro Jorge Coroado (vice-presidente da AG do Belenenses e candidato por uma das listas no acto eleitoral) foi, de forma censurável, aproveitada pelo Trofense e pelo seu treinador, com declarações à Comunicação Social que violaram os regulamentos da Liga, coagindo psicologicamente o árbitro Carlos Xistra.

4) Erros graves de arbitragem prejudicaram claramente o Belenenses, como, de resto, a Comunicação Social fez eco, com reflexos no resultado final. Referimo-nos a duas grandes penalidades não assinaladas, uma delas (sobre Saulo) acentuando a reprovável dualidade de critério da arbitragem, para já não falar em vários foras de jogo indevidamente assinalados.

5) Lamentamos também a carga policial, sem qualquer razão aparente, sobre os nossos dedicados sócios e simpatizantes, bem como a agressão traiçoeira que foi vítima o nosso treinador-adjunto, Diamantino Figueiredo. A todos eles expressamos a mais forte solidariedade.

6) A "Os Belenenses SAD" junta ainda um vivo repúdio pela forma como se tem caracterizado uma parte significativa das arbitragens dos seus jogos na Liga Sagres, com implicações nos resultados que empurraram a equipa para a situação difícil em que se encontra na tabela classificativa. Nunca o Belenenses pressionou árbitros, nem é essa a sua forma de actuar, mas é tempo de não mais permitir atropelos e afrontas constantes a esta Instituição, detentora de um historial ímpar no desporto português, que exige mais atenção e respeito por parte de quem gere os destinos do futebol.

7) Esta SAD assume que não deixará de tomar as medidas que estiverem ao seu alcance nas instâncias competentes, mantendo-se fiel a princípios e valores éticos que caracterizam a postura de quem a dirige. Assim, continuaremos o nosso percurso, na certeza que estaremos ainda mais atentos e não deixaremos de manifestar publicamente, e de forma firme, qualquer atitude que porventura venha por em causa os interesses, a imagem e o prestígio da Instituição.Os Belenenses SADLisboa, 5 de Maio de 2009"

A Sad devia ter vergonha em atirar as culpas para cima de Carlos Xistra, apesar deste ter feito uma péssima exibição. Sejam humildes uma vez na vida, eu sei que custa mas peçam desculpa aos sócios do Belenenses, porque os elementos da SAD foram e continuam a ser uns dos responsáveis pela prestação da equipa. Ainda ninguém pediu desculpas aos sócios por toda esta vergonha! O João Barbosa que exprimente ser presidente do Estrela da Amadora pode ser que tenha mais sorte...

0 Adeptos azuis: