Wednesday, November 29, 2006

A pequena grande história de Pepe

Dia 16 de Março de 1927. Obviamente eu não estava lá para ver, mas adoro estas histórias. Gosto de as ler e rever para depois poder contar. Faço questão de as repetir. A data é a da estreia de Pepe com a camisola das quinas. No Estádio do Lumiar, frente à França, Portugal despachou os gauleses com 4 golos. Adivinhem quem marcou 2? Foi Pepe, pois claro, a figura mítica do Belenenses, que ainda representou a nossa Selecção por mais 13 vezes. Pepe ainda esteve nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928. Só teve 5 anos de carreira ao mais alto nível. Estreou-se com 18 anos a fez questão de marcar o penálti da histórica vitória desse dia, frente ao Benfica, por 5-4, depois dos azuis do Restelo estarem a perder por... 1-4.

Pepe morreu aos 23 anos em circunstâncias que nos tempos de hoje parecem anedóticas, mas que ainda estão por explicar em concreto. A sua mãe terá trocado os fracos e colocado potassa em vez de bicabornato para acelerar a cozedura do popular cozido à portuguesa. Pepe ainda esteve dois dias no hospital da Marinha, mas não resistiu... É este José Manuel Soares, vulgo Pepe, que todos os anos o FC Porto homenageia quando joga no Restelo. Para a história há agora um outro Pepe que quer ser português e representar a Selecção Nacional. Fica o registo, apenas... Porque recordar é viver!

escrito e enviado ao jornal RECORD por: António Mendes

Tuesday, November 28, 2006

As saudades de um "matador"


Este ano é inevitavel falar da falta de golos que assombra a nossa equipa, sem marcar á três jogos... podemos também constatar que cada vez que a equipa marca, ganha! Mas a falta de um homem de área que marque golos esta a causar danos na equipa que tem como objectivo a manutenção, Jorge Jesus tem ao seu serviço jogadores como Roma (1 golo), Dady (1 golo), e Manoel ( 0 golos), este ultimo claro que nem um remate ainda fez quanto mais um golo...Podemos então ver que nos dez jogos já realizados o Belenenses marcou apenas sete sofrendo oito, desses sete apenas dois são da autoria de avançados, o que num clube que já contou com grandes avançados como Matateu, Di Pace ou Mapuata é mau.


No ano passado foi um jogador do Belenenses a garantir o troféu de melhor marcador da liga portuguesa, Albert Meyong Ze veio do Vitória de Setúbal para se tornar um grande ponta-de-lança que deixa agora saudades entre todos os Belenenses, que sem duvida fazia muita falta agora nesta fase negra do nosso clube, o camaronês iria resolver o problema do ataque que tanto tem prejudicado a equipa esta ano, que conta apenas com um jogador de referência, Zé Pedro não só o melhor marcador dos azuis como o jogador com mais assistências. No Inverno sugiro ao senhor Cabral Ferreira e a restante equipa da sociedade anônima desportiva do Belenenses que contratem um substituto adequado para Meyong, porque nem Manoel nem Roma o são!

Taça de Portugal ( Paredes-BELENENSES)


O Belenenses irá jogar no dia 7 de Janeiro com o Paredes, no estádio do adversário, rumo ao jamor!
Força Belém!

Monday, November 27, 2006

É triste

Chega a ser triste ver o Belenenses jogar, percebe-se que há gente que quer fazer melhor mas não consegue.

Ontem foi mais um dia desses, com ajuda do arbítro, Porto chegou aqui e passeou-se pelo Restelo.

Sabádo, vamos a Aveiro, se não ganharmos a estes, não ganhamos a ninguém...

Capitão sem chama



É vergonhoso que este jogador enverge a braçadeira azul, não corre, não luta, não se empenha...Enfim um verdadeiro mercenário a quem Carvalhal lhe arranjou um tacho, aqui no Restelo.

Sunday, November 26, 2006

A musica das flores do Pepe!


Hoje o Fc Porto foi ao Restelo vencer a nossa equipa por 0-1 com a musica do costume, num golo visivelmente ilegal, o golo foi obtido por Helder Postiga ainda no decorrer da primeira parte...enfim agora a que voltar a treinar para o novo desafio que ai vem! pelo menos a minha fé é inabalavél!
Força Belém!

Empate em Andebol

O Belenenses concedeu hoje um empate a 27 frente ao Benfica em Andebol.

Com o Pavilhão cheio para apoiar a equipa azul, os homens do Restelo chegaram ao intervalo a vencer por 15-13.
Porém na segunda parte, fruto de alguma precipitação, o Belenenses entrou para os últimos cinco minutos a perder 24-27, no entanto impulsionados pelo público presente a equipa azul chegou ao empate por 27. Na última jogada do encontro o Belenenses podia ter vencido, mas o remate efectuado pelo jogador azul bateu nos dois postes da baliza contrária.

Belenenses- 0 Porto-1

O Belenenses foi hoje derrotado por 1-0 em casa frente ao Porto, com um golo precedido de falta sobre o Guarda-redes Marco.
Mais as dificuldades ofensivas do Belenenses ficaram bem patentes.

Nós estaremos sempre a apoiar-te!



Espalhem a magia do Belenenses como antigamente, e honrem este homem!

Saturday, November 25, 2006

Convocados para o Belenenses- FC Porto

Após o treino desta manhã, Jorge Jesus divulgou a lista de convocados para a recepção ao Porto.

Guarda- Redes: Marco Gonçalves e Marco Pinto;
Defesas: Sousa, Nivaldo, Gaspar, Rolando, Vasco Faísca, Rodrigo Alvim;
Médios: Sandro Gaúcho, Ruben Amorim, Mancuso, José Pedro, Silas, Cândido Costa, Eliseu e Fábio Januário;
Avançados: Dady, Manoel e Roma;

Em relação a convocatória para o jogo com o Estrela, saíram Amaral e Mano e regressou Nivaldo após Castigo.
De fora por lesão ficaram Costinha, Romeu, Djurdevic e Fernando. Sandro Moreira e Gonçalo Brandão não foram convocados por opção técnica.