As saudades que um Matador traz
Aparenta estar confirmado a crise que chegou ao Restelo, é que esta época o Belenenses contratou quatro avançados, (Roncatto, Weldon, Evandro Paulista e João Paulo Oliveira) e destes quatro, apenas vi-mos dois golos (dos quatro em conjunto!), em dez jornadas de campeonato, dois jogos da Taça UEFA e um da Taça da Liga.
O primeiro golo foi de Evandro Paulista, que esta época fez (se não me falha a memória) apenas 90' min (45' com o Leiria mais 45' com o FC Porto), o tal reforço mais caro da história do clube, avaliado em meio milhão de euros, não joga. Sim, é verdade que ainda é um miudo com 19 anos, mas admito que do pouco que vi, não gostei, apesar de ser o avançado com melhor qualidade em termos de tempo/golos, apesar de achar que no Dragão fez mais e melhor do que no Restelo com o Leiria, mais concretamente no jogo em que marcou.
O segundo golo, foi um golo de classe, por autoria de Evandro Roncatto, num golo que nos deu a vitória sobre o Paços de Ferreira por uma bola a zero, mas pergunto, que mais fez Roncatto? Deu uma assistência numa jogada de alto nível a José Pedro no Dragão, e tem alguns promenores. Já deu para se perceber que Roncatto tem qualidade, mas falta a explosão, e não se pode adiar golos a todos os avançados da equipa, não é verdade? No sistema táctico azul, Jorge Jesus opta por colocar Roncatto mais sobre a direita, deixando a esquerda-centro para Weldon, e o centro-esquerda para Silas e/ou José Pedro, e a verdade é que Roncatto de facto não é goleador, não é de forma alguma um ponta-de-lança presente na área.
Weldon é talvez o segundo reforço mais caro da história do Belenenses, que está avaliado em 400 mil euros, não escondo que logo no primeiro jogo fiquei com uma boa impressão, e ainda hoje a tenho, mas a falta de golos é imperdoável, teve duas oportunidades de quase marcar ao Bayern, construiu uma excelente jogada no Dragão que quase dava golo, uma ou duas ocasiões frente ao Leixões que quase marcou, e é assim que tem sido Weldon esta época... quase, mas não chega. Numa recente entrevista ao jornal Record Weldon prometeu golos aos adeptos, de facto marcou dois no último jogo-treino, mas não são esses golos que realmente interessam.
Por falar nesses golos que "realmente interessam", surge João Paulo Oliveira, o melhor marcador em amigáveis, marca em jogos-treino, há poucos dias fez cinco golos no treino, mas em relação aos jogos sem ser a "feijões", é simples... zero. Não acredito que permaneça no clube por muito mais tempo.
Vendo estes factos, só me relembro de alguns nomes, como o de Meyong, Dady, Antchouet, Marcão, Eliel, até Garcés e Lourenço que não eram os chamados "de área" marcavam mais golos. E não quero recuar mais no tempo para dar exemplos como Matateu...
Perante esta falta de golos, quem tem de os fazer são os jogadores (e diga-se, mal-amados!) do meio-campo, como o caso de José Pedro, que é o melhor marcador da equipa com quatro golos, ou de Silas, (apesar de só ter um golo nos registos, mas já tem os mesmos do dois dos nossos avançados, e mais do que os outros dois,) e é num ápice que passam de vilões a heróis, tanto passam de jogadores que "estão a sugar o dinheiro do Belenenses para pagar os carros deles, e que acham que têm um lugar cativo na equipa", para os jogadores "com outro nível de classe, acima dos outros, e por isso, exige-se mais".
Esta questão leva-me a perguntar se por acaso terá sido más apostas por parte do Belenenses, ou se será que o sistema táctico é feito para apenas marcar Weldon (isto baseando no onze base da equipa) ? Porque a falta de golos por parte dos avançados, é desastrosa!





0 Adeptos azuis:
Post a Comment