Tuesday, January 01, 2008

2007: Surpresa, Jamor e Europa

O ano de 2007 foi um ano inesquecível para todos os Belenenses, a partir da surpresa de ser uma equipa concebida a jogar na Liga de Honra/Bwin Liga, (recordo o Caso Mateus), apesar de ter sido em 2006 a época tem como seu nome 2006/2007, este ano fica marcado pelo Jamor, e pelo regresso do Belenenses à Europa.

Quando no inicio do ano de 2007 a equipa já surpreendia muitos, o Belenenses triunfa na Parede por 4-2 (após prolongamento), um pouco mais tarde, Ruben Amorim é eleito o Melhor Jogador Jovem do mês de Dezembro, Grande Ruben. No sorteio da 5ª eliminatória a contar para a Taça de Portugal surge o Odivelas, recordo as palavras de João Rodrigues: "O nosso clube parte como favorito, mas taça é taça, e há que ter os cuidados necessários, para não ser se supreendido, porque o sonho de estar no JAMOR esta bem vivo!!!!". Surge aseguir ao sorteio o embate com o Sporting (ainda não sabiamos nós que iria ser contra o Sporting que iamos disputar a Final da Taça), no qual fazemos um jogo de classe, em que encostamos os rivais de Lisboa às cordas, no entanto faltou uma pontinha de sorte para fazer o golo (recordo o quase-golo de Silas, no qual Caneira tira a bola em cima da linha de golo), acabando o jogo sem qualquer golo. Mais destaque para a equipa azul, quando o jornal Record elege 2 jogadores azuis no 11 da primeira volta, José Pedro (o até ao momento goleador da equipa) e Rodrigo Alvim (o tal defesa esquerdo para a Liga de Honra/Bwin Liga). A meio do mês de Janeiro o Blog Belém p'ra Sempre! festejo o seu primeiro ano de história (o segundo já está quase quase), e que melhor prenda para o blog do que uma contratação acertada? No dia 18 de Janeiro, José Luis Garcés é contratado, e Manoel é dispensado, Garcés que veio dar outra dinâmica ao futebol azul, e em especial Dady também pode agradecer grande parte da sua Bota de Prata a Garcés. 5ª eliminatória da Taça de Portugal: Belenenses vence incontestávelmente o Gondomar por 4 bolas a 1, começava o cântico "Até ao Jamor". Depois desta onda de bons resultados o Belenenses perde contra o Benfica por 2 bolas a uma no Restelo, um desentendimento entre Rolando e Costinha fez com que Simão alterasse o jogo por completo, já que foi um golo relativamente cedo, o resultado mais acertado seria um empate. Segunda e última contratação da mercado de Inverno, Carlitos (ex-Gil Vicente, embrulha Fiúza) assina pelo Belenenses a custo zero, seguriam-se as rescinções de contrato de Fábio Januário e Vasco Faísca. A fechar o mês de Janeiro temos a vergonhosa aplicação de 3 jogos de suspensão a José Pedro, e se se lembrarem do caso, Quaresma tinha sido suspenso por 2 jogos, é por estas e outras que o Futebol Português não anda para a frente... Se é que me faço perceber.

O mês de Feveiro abre com boas noticias: José Pedro renova até 2010, jornada a contar para a Bwin Liga: "Vitória-0 Belenenses-1: Invasão azul com 3 pontos no Bolso", Garcés assiste Dady e faz o golo, ou melhor, reformulo: "Garcés desvia de forma subtil, e Dady isolado perante o guarda-redes contrário não falha e faz 1-0". Mais destaque, o Belenenses estava imparável, Rodrigo Alvim vence o 2º melhor jogador do mês de Janeiro, mas o prémio justo era o primeiro lugar que foi atribuido ao guarda-redes Quim do Benfica. Como disse Rui Santos à Sic Notícias depois do jogo frente ao Benfica...vamos lá ver se o senhor Scolari não se lembra de o naturalizar Português para poder alinhar na equipa nacional. Próxima etapa até ao Jamor: Odivelas, Garcés marca o único golo da partida ao minuto 63' e garante a passagem do Belenenses à próxima fase. Próxima fase que seria os Quartos de Final contra o Bragança. Começa a Febre das eleições no Restelo, 1º Candidato: José Duarte Ferreira. Segue-se a Académica, que vence no Restelo por 2-1, apenas 4 jogadores do Belenenses tinham menos 37,5 de Febre, os jogadores eram verdadeiros heróis. Data importante a 24 de Fevereiro para o Blog Belém p'ra Sempre!, já que criou um sub-blog somente para as eleições em Abril. Após a derrota com a Académica, o Belenenses vence na Figueira da foz por 3-2, após estar a vencer por 2-0, a Naval consegue fazer o empate, mas os azuis marcam o golo da vitória, faz lembrar um cartaz que passou no Restelo, que dizia: "Belém, quanto mais sofres mais gosto de ti!". Chegavam os Quartos de Final da Taça de Portugal, e que grande susto...! Ao intervalo o Belenenses perdia com o Odivelas por 1-0, mas nos segundos 45' minutos o Belenenses inverte o resultado com golos de Nivaldo e Dady, estavamos nas meias finais e a 90 minutos do Jamor! Havia cinco equipas: Belenenses, Beira-Mar, Sporting, Sporting de Braga ou Varzim.

No inicio de Março sorteia-se as meias-finais: Belenenses vs Sp Braga/Varzim (primeiro jogo em casa na Taça de Portugal) e Sporting vs Beira-Mar. O Belenenses desloca-se ao Bessa para empatar sem golos, e na jornada seguinte, poderia dar finalmente o salto para o 4º lugar, perguntava-se "Será Desta?", e foi! O Belenenses enfrentou e derrotou o Nacional por 2-0, o 4º lugar pertencia ao Belenenses, no entanto, o que Jorge Jesus salientou no momento, foi que a manutenção estava assegurada, mas já todos sonhavamos com a Europa, até Jorge Jesus dizer: "Humildade a mais é arrogância, sonhamos com a Europa". E na jornada seguinte o Belenenses vai à Terra dos Móveis vencer por 2-0 e acabar com a onda invicta dos pacenses de 1 ano e 2 meses sem perder em casa! A 22 de Março, um Grande Homem, Treinador e Belenense fazia anos... Marinho Peres. Entretanto o Belenenses volta a vencer e a somar mais 3 pontos, desta vez a vitima tinha sido o Desportivo das Aves. E se a 22 seria um dia para celebrar, 31 de Março era para chorar a morte de Alfredo Quaresma e de homenagear a sua pessoa.

O Belenenses somava mais uma vitória, a abrir o mês de Abril venceu o Leiria por 1-0, parecia fácil. Jornada seguinte: Estrela de Amadora, resultado: Belenenses 3-0 Estrela, se parecia fácil agora era fácil. 5 vitórias consecutivas para os azuis. Desenrolaram-se as eleições e os resultados não surpreenderam, Cabral Ferreira vence com maioria absoluta, 63%, em segundo fica Gouveia da Veiga com 28%, e em 3º José Duarte Ferreira com 9%. Chegava o dia... Um dos dias mais importantes de muitos anos do Belenenses, a meia final contra o Sporting de Braga, o vencedor iria ao Jamor. Aos 5' minutos grande passe de Ruben Amorim a descobrir Dady, que pica a bola com toda a classe e faz o golo, o Jamor era cada vez mais não um sonho, mas uma realidade. Depois dos minutos de pressão do Braga, que entretanto teve um golo (bem) anulado e uma bola à barra, Maciel faz o 1-1, e assim chegava o intervalo. Grande jogo que se estava a assistir no Estádio do Restelo. Na segunda parte, tanto o 4º Grande (Belenenses) como o queremos-ser-o-4º-grande (Braga) estavam muito cuidadosos para não sofrer golos, e por consequinte não houve grandes ocasiões. Chegava o prolongamento, e Freachaut mete a mão à bola após cruzamento de Dady, penalty para bater José Pedro... Que não perdoou e fez o golo. Os restantes minutos foram de festa e a cantar "Estamos no Jamor!!!". Após este clima se festa o Belenenses perde no Dragão por 3-1 e reencontra ao fim de 9 jogos o amargo sabor da derrota. Na jornada seguinte venceu facilmente o Beira-Mar por claros 2-0.

O mês de Maio iria ser o derradeiro mês, que poderia levar o Belenenses de volta ao 4º lugar, e a vencer a Taça de Portugal, fazendo lembrar a época de 1989. Por ironia do destino ou não o Belenenses dirigiu-se a Braga para disputar a antepenultima jornada e o 4º lugar, o Braga via o jogo como uma vingança, mas o que se devem ter esquecido foi do (passo a expressão) banho de bola que levaram no Restelo, no qual perderam por 2-0, e mais tarde foram para casa a "chuchar do dedo", enquanto o Belenenses estava no Jamor. O Braga conseguiu ganhar o jogo por 2-1, um golo de Carlos Fernandes ao cair do pano garantiu ao Braga o 4º lugar, mas se vermos a repetição do golo, podemos contastar que o golo é irregular. Bracarenses do norte... Nunca irão chegar aos calcanhares do Belenenses! A penultima jornada foi disputada contra o Maritimo, vencemos por 2-0, mas o que realmente marcou o jogo, foi a Despedida do Imperador Marco Aurélio, que fez assim o seu último jogo ao serviço do clube. A última jornada foi a pior exibição da época, perdemos por 4-0 com o Sporting, mas a cabeça já estava no Jamor. Destaque para Rolando e Ruben Amorim, que foram chamados para representar a Selecção Sub-21 para disputar o Europeu, que iria decorrer em Junho. Já só a pensar no jamor, o Blog Belém p'ra Sempre! organizou a iniciativa "De Belém ao Jamor a pé", no qual fomos recebidos por Cabral Ferreira, Javier Murrogan e Pedro Silva, que de imediato apreciaram a iniciativa, o Blog Belém p'ra Sempre agradece mais uma vez pelo apoio, já que foram SMS's enviadas para os sócios que tenham o serviço do clube, por comunicarem a iniciativa à comunicação social (mais concreto ao jornal Abola) e tudo mais. Passo a citar o texto do jornal Abola, com o título "Com miúdos assim...": "Fora do âmbito dos iniciativas oficiais, uma ideia que nasceu da cabeça de dois míudos um de 14 e outro de 15 anos, está também a merecer todo o apoio da direcção. Trata-se da Marcha Azul rumo ao Jamor que pretende juntar, no Restelo adeptos que assistirão in loco ao jogo, servindo o complexo de ponto de partida para uma romaria a pé, uma caminhada de alguns quilómetros que ajudará a sublinhar a grande festa que é a final da taça.E, desde logo, como sublinhou Javier Murrugaren, permitirá, por exemplo, descongestionar o intenso trânsito que habitualmente marca este dia. A concentração, junto ao monumento "Pepe", está aprazada para as 14:00 esperando-se a forte adeção dos adeptos." Entretanto começou a haver umas novelas com um protagonista do nosso clube... Jorge Jesus, que respondeu à comunicação social da seguinte forma: "Sou treinador do Belenenses e vou continuar aqui. Ninguém do Marítimo falou comigo. Quero ter a cabeça enquadrada e pensar na final de dia 27. O Marítimo é um grande clube, mas não houve nenhuma abordagem. E também não podia ir. Tenho mais um ano de contrato com o Belenenses e quero cumpri-lo. Estou num grande clube e os resultados desportivos felizmente têm sido muito bons. Penso que já vos disse tudo..". Chegou o dia do Jamor, no qual fomos derrotados por 1-0 ao minuto 87' por Liedson, o Sporting atacou pelo seu lado esquerdo, curiosamente (ou não!) quando Amaral estava fora de campo a ser assistido. Destaque para o minuto 67' quando Dady cabeceou, porém a bola enbateu na trave. Com mais sorte a Taça era nossa - "Suor...lágrimas...e muito...muito orgulho em ser Belenenses!" (palavras de João Louro). No final da época foram anunciadas as seguintes dispensas: Roma, Sousa, Pinheiro, Mancuso, Sandro Gaúcho e Carlitos, e a paixão do Benfica por Ruben Amorim e Rolando já era notória na capa de jornais... Até aos dias de hoje...

No mês de Junho, já com contratações em vista, gerou-se uma forte polémica sobre o Belenenses disputar a Taça UEFA no Estádio do Restelo ou em Alvalade, todos nós nos sentiamos envergonhados só pelo facto de esta questão se por sobre o Belenenses, de imediato o Site Oficial escreveu um comunicado, e mais tarde Cabral Ferreira utilizou os serviços SMS para comunicar: "Bom dia! O Estádio do Restelo reúne todas as condições para jogos internacionais, faltando neste momento a emissão da licença de utilização pela CML (inclusivé os projectos de arquitectura estão aprovados, apesar do lado nascente só o ter sido há poucos dias). Além dos estádios do Euro 2004, não estará neste momento mais nenhum licenciado para a UEFA, incluíndo o Jamor. A direcção já reagiu em comunicado anteontem e, há muito tempo que vem insistindo veementemente para resolver este pormenor caricato. O Estádio indicado para os jogos foi o Restelo e o alternativo Alvalade. Até ao início da prova, assim os "poderes" o queiram, poderemos jogar no Restelo. Contem comigo na linha da frente de mais esta "luta", conto mais uma vez convosco." Fora desta confusão toda, chegou ao Restelo o 1º reforço, João Paulo Oliveira, mais tarde Marco Aurélio anuncia a sua retirada no futebol, um dia triste para todos os que gostam de futebol. Chegava o 2º reforço do clube, Mendonça! Num mercado muito agitado do Belenenses, saia Eliseu para Espanha, e entrava Gabriel Gomez, Rafael Bastos, Devic e Hugo Leal, anunciou-se também a presença do Belenenses no Torneio de Marrocos.

Boas novas chegaram ao Restelo no inicio de Julho, Dady renova para "alargar" a claúsula de rescição de Dady e contrata Roncatto, e corre o rumor da presença de Meyong em Lisboa. Quando se esperava por Meyong vem Areias reforçar o lado esquerdo da defesa, e NicoGol para o ataque, as probabilidades de Meyong ingressar para o Belenenses eram cada vez mais reduzidas, entretanto chega a pior noticia já de alguns tempos... Nivaldo é vendido. Jorge Jesus começava a pré-época, vencendo o Sintrense por 4-0, o Odivelas por 1-0 e fomos derrotados pelo Estoril por 1-0, chega Weverson para o centro da defesa. Com o Belenenses já em Marrocos, o Belenenses vence a meia final por 1-0, e a final por 2-0, vencendo o 1º troféu da época.

Em Agosto o Belenenses abre a Escola Matateu, com o fim de criar futuros para o Belenenses. Cria-se o rumor de Josiel, cada vez mais esquecendo Meyong. Começava a época 2007/2008 na Figueira da Foz, e mal, 1-1 foi o resultado final de uma exibição muito fraca, que valeu o livre de Fernando aos 13' minutos do fim, mas a 3' minutos do fim Paulão da Naval consegue marcar numa sequência de canto e empatar o jogo. Chegam dois reforços: Evandro Paulista e Weldon, Dady abandona o clube após uma grande novela. No 1º jogo em casa frente ao Braga, o Belenenses fica longe de jogar o futebol do ano passado, perdendo por 2-0. Começavamos mal a época. Novos rumores no Restelo: Durval e Jorginho. Cabral Ferreira desmentiu o caso de Durval e apresentou Hugo Alcântara para esquecer Nivaldo. E finalmente chegavam boas noticias, a UEFA confirmava a Taça UEFA no Restelo! Logo de seguida mais uma boa nova: Jorge Jesus renova até 2010! "Não há duas sem três" - Com certeza que este provérbio não se encontra nos quadros do Belenenses por aquela altura, após duas boas noticias, completa-se o sorteio da Taça UEFA, o Belenenses ia defrontar o Poderoso e Favorito Bayern de Munique.

0 Adeptos azuis: