Monday, January 14, 2008

Questão de Meyong questionada - maisfutebol

O Belenenses arrisca-se a perder seis pontos devido à possível utilização irregular de Meyong no jogo com a Naval, no passado domingo.

A informação foi avançada pela SIC e entretanto confirmada pelo Maisfutebol.

Em causa está a utilização de Meyong em três clubes diferentes esta temporada, o que é proibido pela FIFA e também pela Federação Portuguesa de Futebol.

O que dizem os regulamentos

Meyong jogou pelo Levante a 26 de Agosto de 2007. Entrou aos 80 minutos, para o lugar de Sávio, num jogo disputado em Maiorca.

Depois transferiu-se para o Albacete, da segunda divisão, onde voltou a jogar.

Esta semana regressou ao Belenenses e foi utilizado frente à Naval.

De acordo com os regulamentos federativos, e da FIFA, os jogadores podem ser inscritos pelo máximo de três clubes entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante este período só são qualificáveis para jogos oficiais por dois clubes. Ora, Meyong vestiu três camisolas, em competições oficiais.

Ou seja, podia estar inscrito, mas jogar não.

De acordo com o que Maisfutebol apurou, a FPF informou no dia 11 o Belenenses de que a transferência tinha sido autorizada. Informava também, em faxe remetido ao clube do Restelo, que o certificado internacional também estava correcto.

Com base nesta informação, Jesus fez alinhar Meyong.

Caso se confirme, após procedimento disciplinar da Liga, que Meyong não podia competir, a vitória na partida será atribuída à Naval. E o Belenenses poderá ainda ficar com menos três pontos, como punição pela irregularidade.

Como funcionam as inscrições

As inscrições de jogadores que já estão no campeonato português são tratadas integralmente pela Liga. As que envolvem transferências internacionais são tratadas pela Federação, de acordo com o que obrigam os regulamentos internacionais de FIFA e UEFA.

O processo é este: o clube pede à Liga que inicie o processo e anexa documentos.

A Liga, por estar impedida de o fazer, solicita à Federação que analise todos os documentos. A FPF comunica então com a federação do país em causa e esta contacta a Liga local.

No comunicado número um desta época, a FPF é muito clara ao dizer que nenhum jogador pode competir em provas oficiais sem que a inscrição se encontre devidamente autorizada pela Federação. O que sucedeu neste caso.

0 Adeptos azuis: