Saturday, February 02, 2008

Derrota na Taça da Liga

A equipa de basquetebol do Belenenses foi ontem à noite eliminado da XIX Taça da Liga, ao ser derrotado pela formação açoreana do Lusitânia por 74-67, em jogo dos quartos-de-final da competição que está a ser disputada no Pavilhão Municipal de Vagos.

Mais uma vez, a formação do Restelo entrou mal no encontro, com um parcial negativo de 11-0, tendo convertido o seu primeiro lançamento (um triplo de Daniel Monteiro) a apenas 4 minutos do final do primeiro período, pelo que, o resultado negativo de 15-13 no final deste parcial acaba por revelar uma boa recuperação nos minutos finais, com destaque para Daniel Monteiro que converteu os primeiros 8 pontos da equipa e que viria a sair aos 9 minutos, lesionado, para não mais actuar ao longo do encontro.

No segundo e terceiro períodos o equilíbrio no marcador foi constante, conforme indica o marcador no final do segundo (33-33) e terceiro parcial (51-51), sendo que o melhor que as duas equipas conseguiram nestes vinte minutos foi uma vantagem de 4/5 pontos, prontamente anulados pela equipa contrária.

No quarto e decisivo período, um inexplicável parcial inicial de 12-0 favorável ao Lusítânia acabou com as hipóteses por parte da equipa orientada por Luis Silveira, que viu o resultado cifrar-se em 63-51 logo aos 33 minutos de jogo. O Belenenses ainda reduziu a desvantagem para apenas 5 pontos, com pouco mais de um minuto para jogar, mas já era demasiado tarde para evitar a derrota por 74-67 e a consequente eliminação desta XIX Taça da Liga.

Uma vez mais, tal como aconteceu no último encontro da Liga Profissional, diante do Vagos, o Belenenses efectuou um número elevadíssimo de turnovers (23 !!!), o que torna praticamente impossível a uma equipa vencer um encontro, dado que, inclusive, a nossa equipa foi superior na luta dos ressaltos (36 contra 31), no número de assistências (16 contra 15) e na percentagem de lançamentos de campo (51,5% contra 48,7% de L2 e 30,8% contra 28,0% de L3).

Naturalmente que, num plantel extremamente curto como o nosso, uma lesão de um elemento importante como é o caso de Daniel Monteiro, ou uma quebra de rendimento de dois ou três jogadores, torna a equipa demasiado fragilizada e permeável, sendo no entanto preocupante a forma como a equipa sofre parciais negativos bastante expressivos, que demonstram alguma falta de confiança e de concentração.

O Belenenses alinhou com:
Diogo Carreira (16 pontos e 6 assistências)
Daniel Monteiro (8 pontos e 4 ressaltos)
Anderson Ferreira (8 pontos e 4 ressaltos)
Lance Soderberg (12 pontos, 8 ressaltos e 8 turnovers)
Ike Nwankwo (3 pontos e 10 ressaltos)
Jogaram ainda:
Paulo Simão (12 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências)
Artur Cruz (6 pontos e 3 assistências)
Aylton Medeiros (2 pontos)
Nuno Monteiro (0 pontos e 2 roubos de bola)

Resultado Final: Lusitânia 74-67 Belenenses

0 Adeptos azuis: