Sunday, February 10, 2008

Vitória expressiva em Coimbra

A equipa principal do Belenenses foi este sábado a Coimbra conquistar 5 pontos, num jogo em que marcou 6 ensaios contra 1. Os azuis venceram por 5-48, e deram novo passo em direcção ao objectivo de qualificação para a fase final da Divisão de Honra 2007/2008.

Apesar do resultado volumoso, e da importante conquista do ponto bónus, os azuis enfrentaram nesta visita a Coimbra grandes adversidades, decorrentes sobretudo das muitas lesões e indisponibilidades de última hora. O Belenenses apresentou-se apenas com 19 elementos, e teve de operar várias alterações relativamente às posições habituais dos seus jogadores: na 2ª linha jogaram um ponta (João David) e um 3ª linha (Miguel Barbosa), com Sebastião da Cunha a recuar para a posição de n.º8, na qual se estreou...

Os azuis enfrentaram pois grandes dificuldades na fase inicial do encontro, sobretudo ao nível da formação ordenada e nos alinhamentos. Os primeiros 15 minutos foram de domínio da Académica, que se instalou no meio campo do Belenenses. Os estudantes não foram todavia capazes de fazer pontos, e na resposta o Belenenses jogou bem através dos seus 3/4s, com David Mateus a furar, transmitindo em seguida para o n.º8 Sebastião da Cunha, que soltou a bola para o defesa Diogo Miranda fazer 0-5 debaixo dos postes (0-7 após conversão).

O Belém passava a jogar mais no meio campo dos homens de Coimbra, e em três ataques seguidos aproveitou três penalidades frontais aos postes para fazer 9 pontos, e fechar a primeira parte com uma vantagem de 16 pontos (0-16).

O segundo tempo foi completamente dominado pelos azuis, que tiveram na sua linha de 3/4s e no talonador William Hafu armas poderosas para frustrar as esperanças da Académica.

Hafu marcou três ensaios (todos debaixo dos postes) nos primeiros 20 minutos, o primeiros dos quais de grande espectacularidade, já que dentro dos 22 metros adversários tirou vários adversários do caminho. Pelo meio, David Mateus também marcou (11º ensaio seu na Divisão de Honra), e já na fase final o ponta Miguel Onofre fez 0-49, depois de uma excelente jogada do n.º13 do Belenenses, que avançou muitos metros derrubando adversários, e que placado em cima da linha por Sérgio Franco teve ainda tempo para transmitir a oval, oferecendo o ensaio ao companheiro de equipa.

Destaque para o facto dos azuis terem alinhado 20 minutos com 14 jogadores, devido às expulsões temporárias de Miguel Barbosa e Bruno Yoffret.

A Académica marcou o seu ensaio já na fase final do encontro, na sequência de uma intercepção.

O resultado final foi de 5-48, com o Belenenses a dar mais um importante passo em direcção à Final Four, o primeiro grande objectivo da temporada. Os azuis ocupam a 4ª posição com 30 pontos (mais 5 que o Direito, que tem um jogo em atraso frente à Agronomia), e recebem os advogados no Restelo após a longa interrupção da Divisão de Honra. O jogo será transmitido em directo na Sporttv.

Dados do jogo:

Estádio Universitário de Coimbra, 09/02/2008 (12:30h)

Académica 5 (0) - Belenenses 48 (16)

Árbitro: Arsénio Tomás

Belenenses alinharam e marcaram:
Diogo Miranda (5), M.Falcão, David Mateus(5), Diogo Mateus, J. Mirra, F.Moreira(2+2+2+2+2+3), B. Nifo, F.Borelli, William Hafu(5+5+5), Bruno Yoffret, M.Barbosa,J.David, Salvador Cunha, M.Fernandes, Sebastião Cunha, F.Murteira, F.Vital, J.Lino e M.Onofre (5)

0 Adeptos azuis: