Wednesday, April 09, 2008

Entrevista a Fernando Sequeira

Fernando Sequeira foi eleito há quase duas semanas como presidente do Belenenses, para um mandato de um ano. O dirigente diz que encontrou uma situação difícil mas, a O JOGO, apontou alguns caminhos para recolocar o clube do Restelo nos patamares do sucesso.

Que realidade encontrou no Belenenses?
Encontrei uma desorganização interna, em termos humanos e materiais, e já estamos a avançar com medidas relativas a recursos humanos, informática e criação de secções. Por exemplo, iremos criar um departamento de compras que será para todo o clube e SAD. Pretendemos globalizar a organização para ter uma melhor estratégia para o futuro.
Como se propõe resolver a situação financeira, num ano de mandato?
É uma situação difícil, tanto de tesouraria como económico-financeira. Mas, se olharmos para os clubes da Liga, temos muitos com ordenados em atraso, algo que não acontece no Belenenses. Temos algumas situações com fornecedores e credores, algumas que vêem do passado relativamente a treinadores e jogadores, mas estamos a resolvê-las.
Mas o passivo existente é demasiado elevado…
Para um clube, é elevado pois é de curto prazo, o que o torna mais difícil de solucionar. Mas acredito que iremos resolver esse problema este ano. Não há segredos na gestão, conhecemo-la bem e é tudo uma questão de mais imaginação ou de "know-how". Algum do passivo será remetido para médio e longo prazo, o outro iremos resolvê-lo discutindo com os credores.
Um ano de mandato chega para colocar o clube num rumo diferente?
Seguramente que sim. Garanto que, daqui por um ano, o Belenenses terá um rosto, imagem e situação diferentes.
Apresentou ideias, como o projecto para o centro de formação, que pode estender-se para lá deste mandato…
Esse centro será uma realidade provavelmente num ano, é um projecto de curto prazo.
Está definido o local onde será implementado?
Tenho tido reuniões com os intervenientes no projecto, estamos a analisar e a avançar. Mas quero revelar tudo primeiro aos sócios, no momento próprio. O projecto já está mais ou menos definido.
A sua concretização tem alguma ligação com negociações relacionadas com a área envolvente do Restelo?
Absolutamente nada. O centro de formação é um projecto independente que visa aumentar receitas, o número de sócios e o nível de formação de atletas. Já o projecto do complexo do Restelo é algo diferente. Iremos também avançar com ele, junto da Câmara Municipal de Lisboa. Pretendemos um projecto virado para o desporto, lazer e comércio.
Já houve alguma reunião na Câmara?
Estamos a falar com algumas pessoas mas, antes de irmos para uma reunião produtiva, é preciso documentarmo-nos bem. É o que estamos a fazer nesta altura.

"Última gestão não serviu clube"

Conforme prometera, já pediu uma auditoria às contas do clube e da SAD. Recebeu alguma primeira informação?
Ainda só passaram cinco dias úteis… Estamos a disponibilizar os elementos para que a empresa externa contratada possa fazer a auditoria. Pedimos esta auditoria para ser uma ferramenta de gestão e mais nada. Vim para ser presidente, não juiz de um tribunal, não tenho nada contra as pessoas. Não concordo com a gestão das pessoas que estiveram antes de mim no clube, mas nada tenho contra essas pessoas…
Classificaria essa gestão anterior como uma má gestão?
Classifico como uma gestão diferente da minha. Para além disso, foi uma gestão que não serviu inteiramente o clube, dado que este ficou numa situação difícil

- " Patrocínio da Victoria prestes a ser renovado "

A nova Direcção tem procurado assegurar os patrocinadores para a próxima época, de forma a delinear com brevidade o futuro. Nesse sentido, Fernando Sequeira confirmou a O JOGO que estará para breve a formalização de novo acordo com a Victoria Seguros, actual patrocinador do Belenenses. "Já tivemos algumas reuniões muito positivas com a Victoria e penso que estará interessada em continuar connosco. Assim, esse parece ser um problema de fácil resolução. Após as reuniões preliminares, tudo ficou praticamente resolvido", afirmou o presidente do Belenenses.

- " "Nunca faremos alienação"

Equaciona como possível alienar parte do património existente?
Nunca falei de projectos imobiliários. Mas tudo o que o Belenenses fizer aqui no Restelo nunca passará pela alienação mas sim pela rentabilização com vista ao futuro.
Tem alguma ideia do que vai ser feito ao nível das piscinas do clube?
Estamos em fase de estudo para avaliar como estão a funcionar, que investimento precisam. As piscinas são antigas e, hoje, existem na zona do Restelo piscinas municipais e um SPA, com outras condições. Os equipamentos do Belenenses merecem atenção e não podemos continuar a olhar para eles impavidamente. Esteve cá a delegação de saúde que fez um relatório que nos irá ajudar na decisão.

- " "Manter bons jogadores"

a Cartas de renovação de Rolando e Rúben ainda não seguiram. E podem não seguir...
Haverá uma equipa competitiva na próxima época?

Sim. Queremos uma equipa competitiva, que honre o clube mas não prometo que seremos campeões ou que iremos à UEFA. Acontecendo será consequência do trabalho. Se resolvermos os problemas, num futuro não muito longínquo, o Belenenses estará na Europa de forma continuada.
O treinador Jorge Jesus está motivado para este projecto?
Tem contrato até 2010…
Mas é natural que tenha as suas ambições e não assumir um objectivo de ir à Europa…
As ambições dos treinadores têm de ter ligação com a estratégia do clube. Não podemos achar que os treinadores vão para os clubes apenas e só a pensar na sua auto-promoção. Se fosse assim, pensavam só em FC Porto, Sporting e Benfica e não cabem lá todos…
Quando Jesus renovou no ano passado, pode ter-lhe sido prometido outro projecto…
Não estive na assinatura do seu contrato. Sei que temos falado dos jogadores, das renovações. Não há projectos pré-concebidos. Se, no ano passado, se dissesse que o Setúbal ia estar agora a lutar pela Europa muitos duvidariam. No futebol, as coisas não são tão objectivas quanto parecem.
Já foram enviadas as cartas de renovação a Rolando e Rúben Amorim, apontados como reforços de FC Porto e Benfica?
Ainda estamos longe das datas definidas. Não enviámos as cartas, podemos enviar ou não, tudo depende da maneira como estamos a tratar das coisas.
A perda destes atletas por valores relativamente baixos poderia ter sido evitada?
Talvez mas é sempre fácil falar no fim. Ambos dignificaram sempre a camisola do Belenenses mas, por terem qualidade, é natural que tenham ambições de ir para um clube que lhes dê um futuro desportivo de outra dimensão.
O Belenenses vai exercer a cláusula de opção de Weldon?
Iremos tentar manter todos os bons jogadores e Weldon é um bom jogador.
Aplica-se o mesmo a Meyong?
Vamos tentar manter todos os bons jogadores...

- " "Se servirem interesses..."

Irá manter a aposta em ter jogadores emprestados no plantel?
Temos de analisar as condições dos empréstimos. Se o jogador vier e servir os nossos interesses, porque não? Há empréstimos que até podem ser interessantes.
Muitos sócios do Belenenses não aceitam bem empréstimos dos chamados três grandes…
Quando eu ia para a bancada, também discordava de algumas substituições ou outras questões. Mas eram apenas opiniões volúveis e sem influência na vida do clube. Hoje, como presidente, terei de tomar medidas conscientes e profissionais. Peço que os sócios entendam que têm uma Direcção e que têm de se unir em torno dela. Estaremos aqui para defender os interesses do clube.

- " Está escolhida figura para área da prospecção "

Fernando Sequeira explicou que a política do Belenenses, na sua gestão, passará a assentar na formação e prospecção. O dirigente revelou que será criado um gabinete, liderado por uma figura já escolhida mas… em mistério. "Um gabinete de prospecção é indispensável. Estou a tratar da sua criação, tendo à sua frente uma pessoa que sinta o clube, alguém quase da casa…", revelou. As 55 filiais do clube e ex-jogadores serão convidados a colaborar. Sequeira disse, ainda, que a formação terá papel importante, nomeadamente através da Escola Matateu e os escalões do clube.

-"Adoptem-se tecnologias"

Que opinião tem da arbitragem em Portugal?
Os dirigentes desportivos devem ter bom senso nas decisões e nas palavras. O futebol é um desporto e não deve ser encarado como uma guerra, nem como fonte de antipatias. Deve ser algo saudável, que faça as pessoas ir aos estádios com as mulheres e os filhos.
Não será, então, um crítico das arbitragens?
Os árbitros são parte do futebol e não acredito que errem deliberadamente. Penso que as novas tecnologias deviam ser adaptadas ao futebol. Veja-se o ténis, por exemplo, onde as tecnologias trouxeram-lhe mais verdade desportiva. Em nome da verdade, as pessoas do futebol deviam rapidamente adoptá-las também.

- " Amor belenense foi culpa da... Agronomia "

Fernando Sequeira é o sócio número 3893 do Belenenses e chega ao futebol após uma carreira de administrador com passagens pela CGD e BNU. Engenheiro agrónomo, Sequeira descobriu o seu amor pelo clube do Restelo quando estudava no Instituto Superior de Agronomia. Um amor que até começou de forma imprevista para o então jovem estudante algarvio, nascido em Alcoutim. "Havia muita rivalidade entre o Atlético e o Belenenses. Acabei por adoptar o Belenenses, por sentir por ele uma maior simpatia", explica.
Hoje, com 58 anos, Fernando Sequeira mantém o mesmo amor clubístico e garante que, do seu camarote no Estádio do Restelo, assistiu a partidas que o marcaram, com as disputadas frente ao Barcelona e Bayer Leverkusen, nas competições europeias. Pai de um casal (ela, 30 anos, ele, 27), o líder belenense diz que estes saem aos seus: ambos são sócios desde que nasceram.

0 Adeptos azuis: