Monday, January 19, 2009

Taça da Liga: Belenenses ou V. Guimarães nas meias?

"A hipótese de o Belenenses ocupar o lugar do Vitória de Guimarães nas meias-finais da Taça da Liga tem sido levantada nas últimas horas em alguns blogues ligados ao futebol e baseia-se numa interpretação diferente dos regulamentos desta competição.

De acordo com o ponto sete do anexo III (página 55), o critério de desempate é o seguinte: «Na 2.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os Clubes, o apuramento
para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios:

1.º Melhor goal average;
2.º Maior número de golos marcados;
3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase.»


Vitória e Belenenses terminaram com os mesmos pontos. Os de Guimarães com 3-2 em golos, os do Restelo com 2-1. Assim, o goal-average do Vitória seria 1,5, enquanto o do Belenenses seria 2,0. Ou seja, passaria a equipa de Jaime Pacheco e não a de Manuel Cajuda.

Uma possibilidade que surpreendeu o próprio Belenenses que, pela voz de Hélio Nascimento, membro da Comissão de Gestão do clube, garantiu que a SAD dos azuis não moveu nenhuma acção nesse sentido, nem recebeu qualquer indicação, da parte da Liga, de que a equipa estaria apurada para as meias-finais.

A Liga informou após a jornada de domingo que as equipas apuradas eram Benfica, Sporting, F.C. Porto e V. Guimarães. No entanto, à luz deste ponto do regulamento o Belenenses poderá acabar no lugar até agora atribuído aos vimaranenses. Esta é para já apenas uma hipótese, a ser esclarecida nas próximas horas.

No regulamento da Liga Sagres e da Liga Vitalis o critério de desempate é a diferença de golos, não o goal-average. De resto, esta expressão caiu em desuso nos regulamentos internacionais.

Maisfutebol tentou contactar a Liga, mas sem sucesso. O sorteio será esta terça-feira, pelas 12:30. Até lá a dúvida estará resolvida. "


por maisfutebol

0 Adeptos azuis: