Monday, May 10, 2010

As minhas escolhas

Esta época, foram brincando, brincando e brincando, um pouco por todo o lado até que se viram numa situação desastrosa da qual só os sócios não têm culpa. Falo claro dos jogadores, da direcção e de todos os elementos da equipa técnica que desorientaram o clube, levando-o pela segunda vez em dois anos a uma posição de despromoção da qual tanto João Carlos Pereira como António Conceição são culpados.
O primeiro obviamente mais culpado que o segundo, pois para além de nunca ter conseguido cumprir um contrato na sua vida, o Belenenses deu-lhe os jogadores, o contrato e as condições necessárias para no minimo sair com o dobro dos pontos que tinha quando saiu. Só os mais distraidos não se aperceberam que este treinador ñão reunia qualquer conjunto de qualidades necessárias para treinar uma equipa profissonal. Inculto tacticamente e quase sempre errado nas suas opções no que respeitava a onzes iniciais e substituições, este senhor estará por longas décadas conotado como um dos piores treinadores que passou no Restelo.

Já António Conceição, já conseguiu demonstrar mais atitude, empenho e qualidade ( claro que comparativamente ao seu antecessor) que o levou ainda a conseguir algumas vitórias que garantiram o penúltimo lugar ao clube. Todavia, Toni nunca conseguiu "arrancar" o melhor da equipa e por vezes esteve também bastante mal na escolha dos jogadores que iriam alinhar de inicio, mas tacticamente mostrou ser bem melhor João Carlos Pereira.

Para o ano, seja em que divisão o Belenenses jogar, a escolha do treinador não poderá ser de risco, e o futuro técnico da nossa equipa terá de ser um profundo conhecedor da realidade do futebol português, e das suas principais ligas. As minhas sugestões são as seguintes:


Leonardo Jardim: Treinador portugues, jovem, ambicioso que conta já com dois grande feitos na sua carreira. Para além de promover o ano passado o Chaves da 2ª divisão para a Liga Vitális, este ano conseguiu devolver o Beira-Mar ao principal escalão do futebol português. Neste momento nem Jardim, nem o Beira-Mar confirmam a sua continuidade no comando técnico da equipa de Aveiro.

Vitor Oliveira: Poderá dizer-se que já foi feliz no Belenenses. Fora isso, venceu por três vezes a II liga Portuguesa, e já treinou mais de 11 clubes profissionais em Portugal. No meio de muitos sucessos e alguns insucessos, Vitor Oliveira é um treinador com bastante mérito e com qualidades reconhecidas em Portugal. é considerado um treinador old school que poderia voltar a brilhar no Belenenses. Hoje em dia assume funções directivas, mas suponho não ser muito dificil, convenver este veterano a voltar a treinar

Lito Vidigal: Também um jovem, antigo atleta do clube, que realizou duas épocas fantásticas na liga sagres. A primeira ao serviço do Estrela da Amadora, onde consegue fazer uma época tranquila apesar de todos os problemas directivos e financeiros que o clube atravessava. Este ano quase que chega aos lugares europeus com o recém-promovido U. Leiria que apesar de ter perdido com o Belenenses (!!), realiza uma excelente época, melhor seria praticamente impossivel. Um dos treinadores mais promissores do futebol português.

Rui Jorge: Seria impossivel eleborar uma lista de boas opções para treinar o clube sem falar dele. Treina os juniores do Belenenses, vai para a quarta época, e os resultados têm sido bastante satisfatórios. O ano passado foi chamado por Viana de Carvalho para treinar a equipa principal do clube nas ultimas duas jornadas, os resultados, apesar de não evitarem a descida, foram positivos, sobretudo pela atitude da equipa. Para além de ter sido um grande jogador, Rui Jorge parece ter tudo para ser um grande treinador!

0 Adeptos azuis: