Tuesday, January 08, 2008

2 pontos "oferecidos" por Marco

O Belenenses cedeu esta noite mais um empate caseiro (1-1), na recepção ao Nacional, em jogo da 15ª jornada da Bwin Liga disputado no Estádio do Restelo, num encontro que a nossa equipa controlava perfeitamente, até ao lance da «oferta» do empate, que acabou com o moral da nossa equipa...

No jogo que encerrava a última jornada da primeira volta da Liga portuguesa, a equipa do Restelo não entrou bem na partida, perdendo muitas bolas na zona de meio-campo e dando pouco apoio ao sector mais recuado da equipa.

No entanto, após os minutos iniciais, o Belenenses acertou o ritmo de jogo e começou a efectuar uma transição de bola com menos falhas, controlando o duelo do meio-campo, apesar de não conseguir criar grandes situações de perigo.

Uma lesão de Hugo Leal obrigou o técnico Jorge Jesus a mexer na equipa logo aos 15 minutos, colocando Gabriel Gómez em campo para substituir o internacional português, sendo que o panamiano trouxe maior poder físico e capacidade de luta ao nosso miolo, ajudando a «fechar» o nosso sector defensivo.

O melhor que o Belenenses conseguiu na primeira parte foram dois cruzamentos de Cândido Costa que José Pedro não aproveitou, efectuando um passe para as mãos de Diego no primeiro caso e rematando forte mas por cima da baliza contrária no segundo caso.

Ainda de registar um cruzamento de Rodrigo Alvim que Weldon respondeu com um cabeceamento para defesa vistosa do guarda-redes adversário.

Da parte do Nacional, apesar da boa circulação de bola apresentado no relvado do Restelo, com Juninho em bom plano, foram ainda mais raras as situações de perigo, com destaque para um cruzamento do lado esquerdo do ataque, que terminou no poste mais afastado da baliza de Marco Gonçalves.

O nulo no marcador ao intervalo justificava-se pelo futebol praticado pelas duas equipas nos primeiros quarenta e cinco minutos.

No regresso dos balneários, o Belenenses surgiu mais forte, apostando mais na velocidade, com Roncatto e Weldon a aparecerem mais no jogo, tendo Weldon dado início às hostilidades, com uma jogada individual que culminou com um remate colocado, que ainda roçou a barra da baliza de Diego.

Pouco depois, aos 50 minutos, nova jogada individual de Weldon, batendo Ávalos em velocidade para fazer uma assistência fantástica para Roncatto emendar para o golo inaugural da partida. Um lance puro de contra-ataque, com Weldon a mostrar toda a sua velocidade antes de assistir Roncatto para o seu segundo golo na época.

O Nacional acusou o golo sofrido e nos minutos seguintes foi incapaz de segurar o maior pendor ofensivo do Belenenses, com a nossa equipa a estar muito próximo do golo aos 57 minutos, na sequência de um pontapé de canto de José Pedro, que Hugo Alcântara, primeiro, e Roncatto, depois, quase emendavam para o fundo das redes contrárias.

No minuto seguinte foi a vez de Rúben Amorim rematar de fora da área, com a bola a embater na barra da baliza contrário, naquela que foi a melhor ocasião para o Belenenses ampliar o marcador, o que já justificava nessa altura.

Contra a corrente de jogo, e quando todos esperavam o segundo golo azul, um cruzamento completamente inofensivo do ataque insular, encontrou um infeliz Marco Gonçalves pela frente, que largando a bola para a frente «assistiu» Lipatin para o golo do empate. Um verdadeiro balde de água fria no ânimo dos atletas e adeptos da nossa equipa, que sentiram nesse momento, a perda de dois importantes pontos...

Na realidade, e algo inexplicavelmente, a nossa equipa - apesar de faltar ainda meia-hora para o final do encontro - acusou o golo em demasia e não mais conseguiu «pegar» no jogo e procurar o golo da vitória, apesar da entrada de João Paulo, aos 79 minutos, para o lugar de Silas, reforçando a frente de ataque da nossa equipa.

Nos minutos finais seria inclusive a formação do Nacional a estar mais próximo do golo, com Marco Gonçalves a «limpar-se» do lance do golo, efectuando uma ou outra intervenção de qualidade.

O empate final acaba por traduzir a realidade do jogo, apesar do grande domínio da nossa equipa até ao momento do lance infeliz do empate, poder ter resultado num segundo golo, que naturalmente, encerraria todas as dúvidas sobre o vencedor da partida. A sorte do jogo não esteve com a nossa equipa!

Destaque para a boa exibição de Roncatto, realizando a sua melhor exibição ao serviço da nossa equipa, e para a segurança da nossa dupla de centrais, sempre em bom nível. Também Weldon foi decisivo nos lances mais perigosos da equipa.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Duarte Gomes, da AF Lisboa, auxiliado por Bertino Miranda e José Lima.

Belenenses: Marco Gonçalves; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim, Hugo Leal (Gabriel Gómez, 15m), Silas (João Paulo, 79m) e José Pedro; Roncatto e Weldon.

Nacional: Diego Benaglio; Patacas, Cardozo, Ávalos (José Vitor, 54m) e Alonso; Cléber e João Coimbra; Juninho (Rodrigo Silva, 75m), Juliano e Adriano (Fábio Coentrão, 45m); Lipatin.

Golos: Roncatto (50m) e Lipatin (63m).

Disciplina: Patacas (31m), Cândido Costa (70m), Marco Gonçalves (81m), Fábio Coentrão (84m) e João Coimbra (90m).

Resultado Final: Belenenses 1-1 Nacional

0 Adeptos azuis: