Wednesday, January 30, 2008

Centenário do Nascimento de Pepe

Faz hoje, dia 30 de Janeiro de 2008, precisamente 100 anos que nasceu José Manuel Soares, um dos maiores nomes do desporto português de todos os tempos, figura ímpar do Clube de Futebol «Os Belenenses», que ficaria conhecido por todos como PEPE.

Nasceu de família pobre , pobre viveu e pobre morreu , aquele “miúdo” que viria a ser um ídolo, não só no Belenenses seu único clube, como no país inteiro pela sua participação na Selecção Nacional.

Pepe começou a jogar no Campeonato de Lisboa com pouco mais de 15 anos e um ano depois iniciou a sua curta mas brilhante carreira na 1ª Categoria num jogo nas Amoreiras contra o Benfica, jogo que ficaria célebre pela reviravolta dos 4-1 que se transformaram em 4-5, com o último golo o da vitória a ser marcado pelo miúdo Pepe.

José Manuel Soares tinha o instinto do golo, aliado a uma vivacidade e energia que o distinguia de qualquer atacante. Apesar de franzino tinha um remate poderoso. Foi grande responsável pelas vitórias do seu Belenenses (sagrou-se 3 vezes campeão de Lisboa) e de muitos triunfos da Selecção Nacional, aonde prefez no curto espaço de vida, 12 internacionalizações e marcou 7 golos.

A sua morte, nunca devidamente esclarecida mas atribuída a envenenamento , veio cortar dessa forma tão trágica a carreira dum dos maiores ídolos de sempre do nosso Clube, e um mitos do futebol em Portugal.

0 Adeptos azuis: