Wednesday, February 06, 2008

Excelente Segunda Parte!

A equipa de Futsal do Belenenses venceu esta noite a formação do SL Olivais por 4-0, em jogo da 16ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, disputado num Pavilhão Acácio Rosa com perto de um milhar de espectadores, que vibraram com mais uma vitória, após uma segunda parte fantástica.

No jogo que encerrava a jornada 16 do Campeonato Nacional, estiveram presentes nas bancadas do Pavilhão Acácio Rosa perto de um milhar de espectadores, entre eles a equipa técnica do Benfica, o técnico do Sporting, para além de alguns ex-atletas do Belenenses, como Pedro Caetano e Nuno Neves, que continuam a demonstrar grande respeito e empatia com o nosso Clube.

Foi uma primeira parte bastante complicada para a nossa equipa, dado a grande pressão exercida pelos atletas do SL Olivais, com a intenção de não deixar a nossa equipa organizar o ataque da forma habitual.

Desta forma, o Belenenses sentiu muitas dificuldades no período inicial, com a equipa a perder algumas bolas em zonas proibidas, valendo a atenção de Marcão para evitar o golo contrário, sendo que, do lado contrário, o guarda-redes Vero também ia evitando o golo azul com algumas intervenções de qualidade.

Aos 11 minutos, o árbitro António Carvalho inventou, expulsando Diego Sol e um atleta do SL Olivais, Pedro Ferreira, num lance onde Diego Sol sofreu uma falta de Nuno Almeida, com os dois atletas a cairem embrulhados no chão, acabando expulso o nosso atleta e um jogador adversário cuja intervenção no lance foi no sentido de acalmar os ânimos de alguns jogadores mais nervosos, não sendo advertidos os dois atletas contrários que se pegaram com Diego.

A jogar com apenas três jogadores de campo cada equipa, seria o Belenenses a tirar maior partido da situação, dado a classe individual dos seus atletas, com Pedro Cary a inaugurar o marcador aos 14 minutos, na recarga a um primeiro remate de Jardel, que Vero defendeu por instinto.

O golo acalmou a nossa equipa, que começou finalmente a encontrar maneira de contornar a grande pressão adversária, com Marcão a fazer muitas vezes de jogador de campo, de forma a criar superioridade numérica que permitisse uma maior posse e circulação de bola.

Numa dessas jogadas, com dois segundos por jogar, Marcão rematou forte de trás da linha de meio-campo, fazendo um golo de belo efeito, com a buzina a soar quando a bola voava a caminho da baliza, tendo o árbitro confirmado o golo, para após protestos dos atletas do SL Olivais, voltar atrás com a decisão, numa decisão correcta de acordo com os novos regulamentos, mas que causou bastantes protestos por parte dos adeptos azuis.

Depois de uma primeira parte bastante equilibrada, com a equipa contrária a causar muitas dificuldades à nossa equipa, o Belenenses regressou para a segunda parte com a lição estudada, actuando de forma mais inteligente, com Max, Marcelinho e Jardel em plano de destaque.

Após inúmeras ocasiões de golo desperdiçadas, o Belenenses chegou ao segundo golo aos 30 minutos, por intermédio de Max, num lance brilhante de Marcelinho, que assistiu Max para uma rotação perfeita e um remate colocado, fazendo o seu primeiro golo ao serviço da nossa equipa.

Uma grande exibição do Belenenses na segunda parte, actuando de forma bastante adulta e personalizada, com uma atitude de equipa campeã, fazendo posse de bola e procurando o momento certo para criar situações de grande perigo, cuja falha de finalização impediu o dilatar do marcador.

Aos 37 minutos, num lance de excelente recorte técnico, Caio Japa efectuou uma assistência fantástica que Marcelinho respondeu com um cabeceamento vitorioso, fazendo o terceiro golo da equipa, para gáudio dos muitos adeptos azuis presentes nas bancadas.

Já com o adversário derrotado, o Belenenses ainda chegou ao quarto golo, aos 39 minutos, num contra-ataque concluído por Marcelinho após nova assistência de Caio Japa.

O encontro terminou pouco depois, com a vitória do Belenenses por 4-0, fruto de uma segunda parte de excelente qualidade, após as dificuldades causadas pelo adversário na primeira metade do jogo, sendo de realçar o facto de, pelo segundo jogo consecutivo, a nossa equipa não ter sofrido nenhum golo.

Com esta vitória, o Belenenses manteve a liderança do Campeonato Nacional, com 45 pontos, mais 6 que o Benfica e mais 9 que o Sporting, sendo que Freixieiro e Fundação estão a 11 e 15 pontos, respectivamente.

Apesar da «campanha» desenvolvida pelos principais candidatos ao título e por alguma comunicação social, desvalorizando a classificação nesta Fase Regular, não deixa de ser notável o extraordinário desempenho da nossa equipa, com essa «campanha» a procurar sobretudo minimizar a nossa equipa e o desempenho menos positivo dessas equipas, com orçamentos e com objectivos bem superiores ao nosso.

No final, Diego Sol, foi cumprimentar os adeptos com lágrimas nos olhos, inconsolável com a sua expulsão.

0 Adeptos azuis: