Saturday, July 25, 2009

Fraquinho (para não dizer outra coisa)

O Belenenses foi hoje derrotado pelo Estoril Praia por 3-2 num jogo que deixou os nervos em franjas aos seus associados.

E impossível não pensar pior depois de ver o jogo com Estoril, a demora em reforços, e algumas situações que me deixam completamente transtornado.

Esta época foi apenas o 2º jogo que vi, outro tinha sido jogo frente ao sindicato. Que melhorias vi? Poucas muitos poucas, mas uma coisa percebi o André Almeida tem de ser titular nesta equipa, e o Celestino com a melhoria da sua condição física também deve ser titular, alias os dois jogadores acima mencionados entenderam-se muito bem na organização do ataque do Belenenses, sendo responsáveis pelo quase empate que íamos conseguindo no fim, o problema é que no ataque estava o Marcelo Faria e o João Paulo Oliveira.

No entanto a 1ª parte azul foi desastrosa, sem fio-de-jogo o Belenenses limitou-se ao pontapé para a frente na busca da força de Yontcha e na velocidade de Fredy, se é verdade que o golo do Belenenses surge na sequência de uma boa jogada rápida com a bola circular pela relva, a verdade é que a mesma foi um oásis na 1ª parte do Belenenses.

Por outro lado a defesa do Belenenses acabou por ceder no fim da primeira parte nomeadamente pelo seu lado esquerdo, com Diakité e André Pires a ficarem mal nos dois lances que deram origem ao 1-2 e ao 1-3, embora o facto de o 1-3 parecer ser em fora-de-jogo.

Em relação ao André Pires, gostava de dizer que este não fez a sua formação como defesa-esquerdo, apenas começou actuar nessa posição na transição de juvenil para júnior no Oeiras, sendo assim é óbvio que tem algumas lacunas, que sendo corrigidas no devido tempo, poderão torná-lo um defesa esquerdo de qualidade como provou no final da época passada.

Já sobre Diakité, apesar de achar que o ano passado deveria ter actuado como defesa-central hoje provou porquê de ser trinco e não central.

Na 2ª parte o Belenenses podia ter conseguido o empate, mas tal não aconteceu por culpa clara do treinador. Sejamos claros o 1º marcador de penalties do Belenenses é o Zé Pedro, então o porquê de mandar o Fredy marcar o penalty? Inexplicável ou vontade de queimar o miúdo? Não me venham com tretas de que todos fugiram, porque estavam com medo, porque foi o Marcelo a marcar o penalti a mando do nosso treinador.

Também continuo a não perceber os zeros minutos de utilização que o Tiago Almeida têm nesta pré-época em favor do João Paulo Oliveira e do Romário.

O jogo de hoje provou ainda a necessidade de o Belenenses contratar um defesa-direito e dois centrais, todos eles claramente com apitidões para assumirem a titularidade, já não para falar de um ponta-de-lança

Sobre o caso do defesa-direito chega a ser triste para o Cândido Costa vê-lo a defesa-direito, aquela não é claramente a sua posição, a sua garra não compensa as suas claras deficiências para cumprir aquele posto específico. De referir ainda para álem do Cândido, o Mano e o Barge também foram utilizados naquela posição. E íncrivel que a 3 semanas do campeonato o nosso plantel não tenha um defesa-direito.

Por isso e já deixando o meu contributo de treinador de bancada ao SR. João Carlos Pereira cá vai o 11 que deve ser titular em Matosinhos frente ao Leixões.

Guarda-redes: Júlio César (Se sair a 1ª, 2ª, 3ª opção terá que ser necessariamente o Nélson que estava no Estrela da Amadora);

Defesa-direito: Jogador a contratar;

Defesas centrais: Jogadores a contratar;

Defesa-esquerdo: Diego;

Médio defensivo: Goméz;

Médios centro: André Almeida, José Pedro e Celestino;

Avançados: Freddy e jogador a contratar;

Como podem ver tenho quatro vagas, que na minha opinião até final desta semana têm de estar no Belenenses, só assim consigo acreditar que teremos possibilidades de fazer uma boa época.

Álias de dizer que os dirigentes da SAD começaram a construir o plantel pelo telhado, contratado médios, que me parecem pouco trazer a equipa Barge e Ivan, estiveram mal, em vez de terem ido a procura de defesas para preencher lacunas claras no nosso plantel.

0 Adeptos azuis: